Um pavilhão temporário no espaço público para o Festival Grenswerk, em Enschede, Holanda, se ergue com o intuito de ser um ponto de encontro e um palco para espetáculos e exposições. Desenhado por LOOS.FM, em 2011, é composto pelos chamados Legoblocks: blocos de concreto que são muito semelhantes aos famosos tijolos da marca Lego.
Os arquitetos construíram uma igreja, pois é uma imagem de fácil apreensão, justificando que a estranheza de proporções só funciona se a imagem é reconhecida. A igreja, elemento importante de reconhecimento e organização do espaço público, onde as pessoas de uma comunidade se reúnem, tem uma torre de 20m e está em posição central do Festival.
Com a proporção dos blocos da Lego, mas com tamanho aproximado das pedras de uma pirâmide, os blocos são usados principalmente em razão de sua multi-funcionalidade, apesar de quase ninguém fazer uso de seu pleno potencial. Os Legoblocks são facilmente empilháveis e versáteis em seu uso.
Os blocos de concretos foram pintados com cores primárias e usados, indiscriminadamente, para se construir a torre e as paredes. Criando excentricidade nas proporções, a referência aos tijolos da Lego evocam os sentimentos de memória e criatividade daqueles que o observam. O tamanho da igreja, por outro lado, inspira-os com reverência. Os blocos constituem uma forma de colméia, com buracos entre os blocos, criando uma dimensão extra quando pensamos na luz diurna e noturna penetrando por estas frestas. Assim, um efeito fascinante se revela entre volume e leveza.
Por conta disso, a aparência do objeto é continuamente diferente. A reflexão e a absorção da luz do dia, através do sol e das luzes artificiais que se refletem nos blocos coloridos provêm uma dimensão extra ao observador e sua experiência no espaço. Ainda, por conta da escala da igreja, ele é convidado a re-considerar suas certezas pré-concebidas. E, também, renovar o sentimento de comunidade.
Durante o processo de fabricação do Pavilhão, sua programação foi decisiva. Foram feitos modelos tri-dimensionais até que a versão final do Pavilhão fosse encontrada. Uma variedade de atividades pode acontecer por contado de seus espaços abertos. Desde um dia dedicado a prática de esportes, ou então a workshops para construção de objetos em Lego, ou até mesmo para a prática de um culto na Igreja. Qualquer um pode fazer uso dela.
Com a escolha desse material, os arquitetos pretenderam mostrar como é fácil construir, dar variadas formas e usos para um espaço construído assim. Para cada uma das próximas edições do Festival, os mesmos blocos poderão ser reutilizados para construírem novos e diferentes pavilhões. Isto também torna o edifício independente de seu local de implantação.
O pavilhão faz uma conexão bem interessante entre uma coisa grande e um tanto quanto opressiva ( igreja e seu tamanho) e, ao mesmo tempo, algo lúdico simples e compreensível por todos (os famosos blocos da Lego). Devido a crescente e global popularidade dos Legoblocks, este pavilhão se torna uma referência para as quase infinitas possibilidades de uma construção deste tipo.